O que fazer em casa durante a quarentena
Com a pandemia do novo Coronavírus, o isolamento social têm demonstrado ser o método mais eficaz para frear a propagação do vírus. Ficar em casa neste momento não é somente seguir os conselhos médicos e governamentais; é um ato de cidadania que pode salvar a vida de muitas pessoas.
O isolamento é realmente a unica maneira de combater, uma vez que nao se descobriu ainda uma vacina ou remedios eficazes que possam placar a doença.
Porém, o mesmo pode ser prejudicial para a saúde emocional. Ocupar a mente e trabalhar o corpo durante este período de quarentena também são maneiras de combater essa crise. Por isso, para nos ajudar neste momento, separamos algumas dicas para fortalecer a saúde mental na quarentena que vão tornar este momento um pouco mais passageiro e tranquilo.
Não se afaste da família e dos amigos
O momento pede para ficar em casa, mas graças ao utilizo da internet e aplicativos especificos, nada impede de manter contato com pessoas queridas. Utilize o WhatsApp, Hangouts ou Skype para realizar vídeochamadas com varias pessoas ao mesmo tempo. O momento também é de força reciproca, então não se esqueça dos amigos e da família – eles precisam de você, assim como você precisa deles. Que tal incluí-los na rotina com ligações diárias para um bate-papo ou ate mesmo brincadeira a distancia com a criançada?
Pratique atividade física
Uma grande aliada para a mente e o corpo, é a prática de atividade física. Todos os dias, procure dedicar ao menos 30 minutos do seu tempo para exercitar o corpo. As atividades podem ser feitas dentro da propria casa com o apoio de objetos domesticos. Se você mora em um apartamento, subir e descer as escadas – sem segurar no corrimão – é uma opção de exercício. Brincar com os filhos dentro de casa e caminhadas rápidas também ajudam neste momento. Outra alternativa é colocar músicas e criar coreografias para elas – uma atividade divertida para toda família! Além disso, também vale usar aplicativos para fazer uma aula de yoga, por exemplo, ou para se exercitar com um amigo atraves de vídeochamadas.
Priorize a alimentação
Mesmo que o ideal seja não sair de casa, isso não é desculpa para ter uma alimentação baseada em fast food de delivery e comidas industrializadas nada saudáveis. Neste momento, seu corpo precisa de nutrientes para conseguir se manter em boa condição física. Uma má alimentação pode abaixar seu sistema imunológico, algo que não queremos que aconteça. Portanto, compre alimentos essenciais, como frutas, grãos, legumes e vegetais – e lembre-se de higienizá-los muito bem assim que chegarem na sua casa. E se necessario, faça polpa com as frutas para obter um suco fresquinho. Ou prepare porçoes de verduras e congele!
Aplicativos para exercício físico
O BTFIT traz treinos leves e intensos alguns deles com o peso do corpo – perfeito para malhar em casa sem precisar de equipamentos. Outra boa opção são os vídeos no Youtube, uma boa forma de praticar exercícios físicos sem precisar pagar pelos aplicativos.
Faça atividades prazerosas
Que tal usar o tempo da quarentena se dedicando a atividades que desenvolvam sua criatividade e imaginação? Por exemplo, a FaberCastell disponibilizou no seu site cursos gratuitos de desenho para iniciantes. Outra atividade muito interessante è se dedicar na cozinha para inventar novas receitas ou conhecer alguns pratos saborosos. Não importa qual seja a atividade, coloque em prática aquilo que você sempre quis fazer mas nunca teve tempo (ler um livro, fazer um curso online, escultar um audiolivro etc). Conhecer uma nova história, uma nova cultura e informar-se é uma ótima maneira de se desligar um pouco e distrair a mente.
Arrume o guarda-roupa
Aproveite esse tempo em casa para arrumar aquela baguncinha escondida aí. Então, organize suas roupas e separe as que você não usa mais para doar.
E conta pra gente: O que você esta fazendo para passar da melhor forma esse periodo de quarentena? 😉
0 Commenti